segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Empresa testa software que reconhece rostos na web

PC Advisor/Reino Unido
23-08-2010
(Carrie-Ann Skinner)
Programa criado pelos desenvolvedores do Face.com detecta rostos em imagens no Flickr, jornais online e até vídeos do YouTube



Um software capaz de identificar o rosto de uma pessoa e pesquisar na Internet as fotos nas quais ela está presente deve, em breve, ficar disponível a todos os usuários.

O programa, desenvolvido pela mesma empresa israelense responsável pelo Face.com, tem um índice de acerto próximo aos 90% e já está sendo testado por cerca de 5 mil desenvolvedores – a razão de exames tão intensos não foi explicada. Ele guarda a posição de olhos, boca e nariz do indivíduo e usa tais dados para pesquisar faces com as mesmas características.

“Basicamente, você pode pesquisar por pessoas em qualquer foto. Pegar uma pessoa de sua família, por exemplo, e ver onde ele aparece, de imagens no Flickr, passando por jornais online, e até mesmo em vídeos no YouTube”, afirmou o CEO da empresa, Gil Hirsch, ao jornal Sunday Times.

Até agora, aplicativos semelhantes só estavam acessíveis a órgãos do governo ou em redes sociais. A proposta do novo software, no entanto, deixa defensores da privacidade na rede receosos, como Simon Davies, diretor da Privacy International.

“Eu acredito que vá deixar os usuários mais inseguros. Os reguladores têm sido muito benevolentes quanto a proteger a privacidade dos internautas. Temos que aumentar o rigor das leis internacionais”, afirma Davies.