terça-feira, 3 de agosto de 2010

INFORMATICA x CONHECIMENTO

Para muitos a informação pode ser definida como mensagem, conteúdo, dados, sendo
às vezes confundida com conhecimento.
Para outros, a informação é a substância da comunicação, capaz de, ao reduzir as
incertezas, auxiliar na seleção daquilo que realmente tem significado para nós,
principalmente quando somos bombardeados por tantas e variadas mensagens. Ao
distinguirmos o que tem significado daquilo que não tem, estamos eliminando o “ruído”
e isso faz parte fundamental do processo de informação.
O conhecimento se dá quando pensamos e refletimos diante de um fato, ou seja,
quando usamos a razão e vamos além da informação. Só pelo conhecimento somos
capazes de conceber, ir além, saber, investigar ou desenvolver alguma coisa.
Conhecimento e significado estão intimamente ligados. Quanto mais conhecemos, mais
sabemos o significado. Essa proposição não é absolutamente inovadora na Educação e
foi analisada em 1979 por Dewey em Como pensamos, onde ele assinala e comenta
tal relação:
...Compreender é aprender a significação... Apreender a significação de uma
coisa, de um acontecimento ou situação é ver a coisa em suas relações com
outras coisas... Contrariamente, aquilo a que chamamos coisa bruta, a coisa
sem sentido para nós, é algo cujas relações não foram apreendidas" 1
Essa análise confirma a necessidade e a existência da relação entre conhecimento e
significado. Essa relação permite ampliar nossos conceitos de linguagem e abstração,
nos quais cada uma das relações que fazemos se enreda e estabelece uma
interdependência entre informação e conhecimento.
Assim, podemos afirmar que informação não é conhecimento. A produção em massa de
dados, fatos e números não significa nada se não houver produção de conhecimento.
Lembremos que conhecimento é criado por pessoas, individualmente, a partir de
experiências individuais, eliminando-se o "ruído" e só então é socializado, construindose
redes de conhecimento (individuais e sociais), que estamos continuamente
atualizando.

A informação faz parte de um processo hierárquico, em que encontramos os dados
como base. Os dados são o “recheio” das mensagens e, quando processados, tornamse
informação. Durante o processamento, fazemos a distinção e selecionamos o
significativo, eliminando o "ruído". Essa ação de distinção, seleção e eliminação nada
mais é que uma análise.
A análise é um dos pontos mais importantes desse processo, principalmente quando a
quantidade e a qualidade dos dados é grande e variada, e é por isso que só depois de
analisados eles podem ser chamados de informação.
A informação sozinha não significa nada. Para que se manifeste plenamente, mais que
recebida e aplicada, ela tem que ser, também, processada. Se anteriormente houve a
análise dos dados e esses foram comparados conforme um critério e assim determinouse
o significado, agora comparamos a nova informação com outras informações e a
combinamos com estas, ou seja, fazemos uma síntese. A informação sintetizada é
conhecimento.
Já dissemos que conhecimento, na verdade, é uma rede. Podemos dizer também que
é possível associar o conhecimento com relação, conexão, construção, transformação,
evolução, desenvolvimento.
A informação isolada não tem significado, ao contrário do que ocorre com o
conhecimento. Este se processado e avaliado (atitudes, valores e juízo moral),
transforma-se em saber.
Podemos representar essas etapas, por meio de uma figura ou esquema, para melhor
compreendermos cada uma das fases do processamento da informação no nível
mental e assim analisarmos como se dão as atividades cognitivas que permeiam esse
processo mental.
Vejamos o esquema2 que segue:

Deste modo podemos dizer que uma informação só é válida quando a interpretamos.
...Quando utilizo a informação, ou seja, quando a interpreto, ligo-a a outras
informações para fazer sentido ou, quando me sirvo dela para tomar uma
decisão, atualizo-a. Efetuo, portanto, um ato criativo, produtivo, O
conhecimento, por sua vez, é o fruto de uma aprendizagem, ou seja, o
resultado de uma virtualização da experiência imediata. Em sentido inverso,
este conhecimento pode ser aplicado, ou melhor, ser atualizado em situações
diferentes daquelas da aprendizagem inicial. Toda aplicação efetiva de um
saber é uma resolução inventiva de um problema, uma pequena criação...